Os 4 fatores críticos para ter Sucesso em qualquer coisa! (De fritar um ovo à sucesso na Carreira)
“Tá bom, tá bom”… duvidou que os mesmos fatores para ter Sucesso na Carreira são os que fazem você fritar um excelente ovo. Pois então, são sim, mas deixa eu te explicar melhor.
Eu, particularmente, ao longo da minha carreira no mundo corporativo no fundo no fundo sempre soube sobre esses fatores, mas nem sempre soube trabalha-los corretamente. Sabe quando somos extremamente comprometidos, sabemos tecnicamente tudo sobre o projeto, mas outra pessoa acaba “aparecendo” mais e o Reconhecimento não vem?
Ou quando trazemos muito resultado com um projeto que só foi possível devido a todo nosso know-how e de novo, outro projeto que nem tanto resultado assim trouxe ganha aquela “premiação” na empresa?
E quando você vai e prepara aquele café da manhã para aquela pessoa especial e frita um ovo maravilhoso e a pessoa fala que prefere omelete?
Então, é disso que estou falando, em casos assim o que acontece é que trabalhamos em apenas 1, 2 ou 3 dos fatores críticos de sucesso, mas para termos sucesso em algo realmente precisamos dos 4 fatores.
Os 4 fatores críticos para se ter Sucesso em qualquer coisa são: Capacidade, Desempenho, Estratégia e Resultado. E como isso funciona?
Vejamos nosso exemplo do ovo frito. Para fritar um ovo com sucesso precisamos ter a Capacidade (receita, frigideira, ingredientes, etc), o Desempenho (seguir a receita e fritar o ovo), o Resultado (um ovo frito lindo e gostoso) e a Estratégia (nossa visita especial gostar e querer comer ovo frito e não omelete).
Agora levando esse exemplo para a Carreira, quando queremos crescer, nos desenvolver, entregar nossas metas para termos uma boa avaliação e podermos crescer ou mudar de área ou função precisamos demonstrar que tivemos Sucesso. E como fazemos isso?
Primeiro temos que ter a Capacidade, ou seja, temos que ter conhecimento “técnico”, capacidade de comunicação, inteligência emocional. Depois temos que entender a Estratégia da empresa, da área, temos que saber quais são as metas para o ano, para o projeto, para o longo prazo, qual é a cultura da empresa, o que é esperado de nós em como fazer as coisas. Aí vem o momento do Desempenho, em outras palavras, temos que saber colocar o conhecimento “técnico” na prática, se comprometer com a entrega, trabalhar em equipe, se comunicar. E por último temos o Resultado que se todos os fatores anteriores tiverem sido bem desenvolvidos, o resultado (quantitativo ou qualitativo) será quase que como uma consequência natural.
Sei que parece óbvio, mas não necessariamente é. Afinal senso comum não é prática comum!
Veja os exemplos que eu dei acima em um deles o que faltou foi o alinhamento do projeto com a estratégia da empresa, ou seja, o projeto pode até ter sido feito e trazido algum tipo de resultado, mas não foi relevante para a empresa. O outro você tinha capacidade mas não conseguiu demonstrar seu desempenho e outra pessoa o fez.
Entendeu como algo tão óbvio e simples é tão transformador?
Agora que já entendemos os 4 fatores críticos para se ter Sucesso (capacidade) a primeira coisa que você pode fazer para colocar em prática (desempenho) é analisar já suas metas, seus projetos, e descobrir quais desses fatores críticos está faltando em cada um deles e traçar um plano de como atender os 4 fatores críticos em cada um deles (estratégia) e entrar em ação para ter o seu resultado e Sucesso!
E depois que fizer isso, se você entender que realmente algo tão simples e óbvio fez a diferença para você, eu adoraria que me contasse. Me mande uma mensagem por aqui no site, ou no LinkedIn ou no Instagram que me fará muito feliz em ficar sabendo do seu Sucesso!